segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MOVIMENTO POPULAR - GRITO DOS EXCLUÍDOS


No dia 05 de setembro de 2011, o Grito dos Excluídos vai as ruas mostra o descaso de nossas autoridades junto a população em todo o Brasil, no município de Breves não poderia ser diferente, o Movimento se apresentou junto a outras entidades e partimos pra luta, onde conseguimos levar um numero considerável de participantes. Este movimento legitimamente Popular reivindica melhorias do abastecimento de água potável junto ao PODER PÚBLICO.
 


Imagem 1 – DESCASO COM OS EQUIPAMENTOS DA COSANPA.

 Solução Alternativa de Abastecimento de Água para Consumo Humano é toda modalidade de abastecimento coletivo de água distinta do Sistema de Abastecimento de Água, incluindo, entre outras, fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador, instalações condominiais horizontais e verticais (art. 42, 11 e 111, do Anexo da Portaria 1.469, de 29.12.2000).
O Dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais, define água potável aquela que é “segura e palatável para o consumo humano”.
A União, os Estados e os Municípios estão obrigados a seguir os parâmetros da mencionada portaria e a adotar as medidas necessárias para isso.
A distribuição de água potável no Brasil é ato administrativo vinculado, excluindo a discricionariedade. A ação civil pública é um dos instrumentos processuais possíveis de serem utilizados para se exigir, pela intervenção do Poder Judiciário, a distribuição de água potável.
A consecução do direito fundamental à sadia qualidade de vida (art. 225, caput, da CF) passa, aí, a ter efetiva aplicação, tendo prioridade sobre qualquer outra despesa pública. Leonardo Boff, in Encontro das Águas (conferência realizada no dia 6.12.2000 na Câmara dos Deputados com o objetivo de debater sobre o tema “água” sob o ponto de ata de sua utilização e preservação), diz que aplica-se, aqui, a “ética do cuidado.
O cuidado é apresentado como aquela relação fundamental, ligada à sobrevivência de cada ser, especialmente dos seres vivos.
O cuidado na dimensão social é aquela relação que permite descobrir o outro como outro, o mundo que faz da política, no dizer de Gandhi, um gesto amoroso para com o povo.

“De tudo aquilo que amamos também cuidamos. Então, o cuidado é a estrutura fundamental para preservarmos a água, a vida”.

Imagem 2 & 3 – LAVAGEM SIMBÓLICA DA PLACA QUE INFORMA A APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DA COSANPA.



CAMINHADA PELO DIREITO AO USO DA ÁGUA DE QUALIDADE

O movimento vai ganhando força a cada luta que travamos em busca de melhorias à população. No dia 16 de junho de 2011, tivemos uma grande caminhada pelas ruas de nosso município rumo a COSANPA afins de reivindicar água de qualidade a todos nós que sofremos com o descaso de nossos governantes, reivindicamos um direito à uma água de qualidade, pois, toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita à vigilância da qualidade da água", conforme a Portaria 1.469, de 29/12/2000, do Ministro da Saúde. 

terça-feira, 24 de maio de 2011

BISPO DA PRELAZIA DO MARAJÓ DE CLARA APOIO AO MOVIMENTO

Prelazia do Marajó
Caríssimos irmão brevenses,
Eu, DOM JOSÉ LUIZ AZCONA, Bispo da Prelazia do Marajó, declaro meu apoio ao MOVIMENTO PELO DIREITO AO USO DA ÁGUA. Esse movimento vem mobilizando pessoas a fim de lutar em favor de uma água de qualidade para todos. Já era tempo da sociedade brevense, que vive numa das regiões mais pobre do país, por meio de um movimento organizado, levantar a voz contra esse descaso e abandono que perpassa décadas.
Água é vida, portanto, todos devem ter acesso em qualidade e quantidade. O povo de Breves já não pode mais esperar, precisa levantar a voz, exigir o que é de direito. É preciso que as autoridades responsáveis cumpram o seu papel na elaboração e aplicação de políticas públicas que venham suprir as necessidades da população, sobretudo o que diz respeito ao acesso a água de qualidade para todos.
Como um dos que acredita na força do povo organizado na luta pelos direitos sociais, peço que cada pessoa que sente esse problema no seu dia-a-dia ou que se solidariza com os que sofrem por conta do problema de falta de água em Breves. Junte-se a esse movimento, participe, se envolva nas atividades, colabore para que esse movimento possa se auto-sustentar e não se sujeite a vinculação com a política partidária e com pessoas de má fé.
Como pastor desta igreja do Marajó, convido a todos os fiéis a abraçar esta causa nobre em favor da vida da população que sofre ausência de direito básico que é ter água para viver. Todas as comunidades, agentes de pastorais e movimentos, ONGs e toda a sociedade brevense não deixe de participar e somar forças para que possa alcançar o anseio, que é ter água para todos.
Sem o acesso á direitos básicos de cidadania, como água de qualidade para todos, não poderemos nos considerar cidadãos de verdade, muito menos com dignidade. Por isso, torna-se necessário a união de todos nesse Movimento tão importante para aconquista de um direito que nutre e matem a vida nesta terra marajoara.
Fica meu apoio a este movimento e meu apelo aos que ainda não fazem parte, entrem nesta luta. Que Deus ilumine a cada um e uma e conceda-lhes coragem para permanecerem perseverantes.
Paz para todos.

Dom José Luiz Azcona Hermoso – OAR
Bispo do Marajó



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Covidamos as caravanas dos bairros: CASTANHEIRA, RIACHO DOCE, JARDIM TROPICAL, SANTA CRUZ, PARAISO, AEROPORTO, CENTRO, BANDEIRANTES, CIDADE NOVA I E CIDADE NOVA II, para uma grande caminhada pelo direito ao uso da água, concetração em frente ao Hospital Regional, às 09hs, no dia 16/06.

JUNTE-SE A CARAVANA DO SEU BAIRRO E PARTICIPE!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MOVIMENTO PELO DIREITO AO USO DA ÁGUA DE QUALIDADE- BREVES-PA

O MOVIMENTO PELO DIREITO AO USO DA ÁGUA é um movimento social reivindicatório organizado por várias entidades sociais e por cidadãos comprometidos na busca pela efetivação do direito ao uso da água pela população brevense.
       Compreendemos que a participação de todos os cidadãos do município de Breves é essencial para que os objetivos desse movimento sejam alcançados. Já foram realizadas reuniões em todos os bairros, onde as pessoas que tinham propostas puderam socializá-las e incluí-las como bandeira de luta do movimento.
Agora caminhamos para a realização da ASSEMBLEIA POPULAR onde serão discutidas e aprovadas as atividades que a serem desenvolvidas pelo movimento, bem como  teremos explicações de técnicos do Instituto Evandro Chagas, sobre a realizarão do estudo de viabilidade do uso da água do Rio Parauaú para o consumo humano.
ÁGUA É O QUE QUEREMOS!!!
VENHA PARTICIPE!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PRÓPXIMA REUNIÃO NO BAIRRO RIACHO DOCE-PARAÍSO

Dia 09/04/2011 (sábado)
Mobilização:às 08:00h Concentração
em frente a Barraca
de Santa Mônica
REUNIÃO: às 16:00h, na
Barraca de Santa Mônica

NOSSAS BANDEIRAS DE LUTA

  • Democratização do acesso à água de qualidade para todos;
  • Estudo de viabilidade do abastecimento a partir da água do Rio Parauaú e de outras formas de abastecimento de água.
  • Construção de Subestações nos bairros com estrutura de abastecimento, tratamento e distribuição de água;
  • Melhoria e ampliação da rede de abastecimento de água;
  • Campanha educativa pelo uso racional da água;
  • Direito a água (e deve ser distribuída pelo poder público) – não privatização do serviço;
  • Qualificação técnica dos responsáveis pelo sistema de abastecimento da água.

domingo, 3 de abril de 2011

PRINCÍPIOS QUE DEFENDEMOS

A construção deste movimento exige de todos os envolvidos o comprometimento com os princípios:


  • DIFUSÃO DA PAZ: construção de um grande movimento reivindicatório, de luta e acima de tudo pacífico, que esteja pautado em valores humanos.
  • IGUALDADE: reconhecimento de que todos(as) são iguais em sua diversidade, e possuem o direito de lutar por essa igualdade. Opomo-nos à todas as formas de opressão entre pessoas, grupos ou classes sociais.
  • PLURALIDADE: reconhecimento da diversidade de opiniões, modos de vida e de posições políticas como legítimas manifestações do ser plural da humanidade e da complexidade da sociedade.
  • AUTONOMIA: pautamos pela completa independência e autonomia do movimento. Assim, não aceitando vinculação política e financeira a nenhum organismo estranho (Estado, partidos políticos, empresariado).
  • PARTICIPAÇÃO: atuação da sociedade civil e de movimento sociais que compartilhem dos princípios e objetivos do movimento.
  • LIBERDADE: desprezar toda a forma de opressão e discriminação entre os homens. Defendendo a liberdade de organização, a soberania popular, o pluralismo político, étnico, racial, de gênero e de orientação sexual.
  • DEMOCRACIA: constituição de relações horizontais de poder, respeitando as diferenças e a diversidade, visando a não hierarquização das relações.